Niemeyer, Burle Marx, Menescal e Di Cavalcanti em Guaratinguetá!

Obra reúne fotografias e informações históricas sobre o bairro Clube dos 500 e os grandes nomes que passaram por ele!

A obra “No meio do caminho, Clube dos 500!” é fruto de pesquisas da autoraAna Cristina Canettieri , que contextualiza a fundação do bairro em um importante momento da arquitetura moderna brasileira. Reunindo informações obtidas por meio de relatos, pesquisas e visitas a museus e bibliotecas, a autora traz para o leitor a história da construção do Clube dos 500 e de seu fundador – o influente empresário e banqueiro Orozimbo Octavio Roxo Loureiro.

Além disso, a autora apresenta as obras que compõem o valioso acervo arquitetônico, artístico e cultural do Clube dos 500, construídas no bairro por importantes nomes da arquitetura, do paisagismo e das artes plásticas do Brasil: os arquitetos Oscar Niemeyer, Abelardo de Souza e Ricardo Menescal, o paisagista Burle Marx e o artista plástico Di Cavalcanti.

O livro, lançado em uma edição de luxo, é enriquecido pelas belíssimas fotografias de Nelson Kon, renomado fotógrafo de arquitetura, que faz jus à beleza e ao valor artístico e cultural do famoso bairro do Vale do Paraíba.

 

Sobre a autora

Ana Cristina Canettieri, administradora, especialista em Educação, é pós-graduada nas áreas de Política e Planejamento da Educação, Didática do Ensino Superior, Gestão Universitária e Avaliação Institucional. É professora de cursos de pós-graduação nas disciplinas Organização e Funcionamento da Educação Nacional, Políticas Públicas de Avaliação Institucional e Marco Regulatório da Educação Superior. Desde 1993 é sócia-diretora da Cadec – Capacitação e Desenvolvimento Educacional.

Sobre o fotógrafo

Nelson Kon, fotógrafo com estúdio em São Paulo, é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Especializado em fotos de arquitetura e cidades, atua profissionalmente desde 1985. Seu acervo compreende principalmente imagens da arquitetura brasileira moderna e contemporânea.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *